quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O NATAL CONTINUA


Por: Juliana Leal Micheletti*

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” Jo 1,14

Nascer! O que é nascer? Se consultarmos o dicionário1 podemos dizer que significa: Começar a ter vida exterior; vir à luz, sair do ovo ou do ventre materno. Vir por geração; descender: Nascer de estirpe. Proceder, provir, derivar, entre tantos outros significados. Jesus disse a Nicodemos (Jo 3, 1-21) precisamos nascer de novo, Nicodemos ficou espantado: Como isto é possível?

Eis o Natal, grande oportunidade de nascer de novo, de abraçar a graça doada pelo Menino Jesus que nos revelou Deus Pai e se fez nosso irmão. Nascer de novo, pelo Espírito de Deus – isto é puro dom! Nascer, renascer e viver para o bem, para a paz, para a caridade. Certamente esta é a nossa missão e a nossa vocação, morrer para o mundo, nascer para Deus, com Jesus. Agora a manjedoura é outra, é o coração, é abertura total que se entrega ao mistério da beleza do Verbo encarnado.

Imagine só, o Menino Jesus, naquela noite feliz, dormindo em paz, Ele, o Príncipe da Paz, que pode fazer da nossa vida um constante Céu, que pode atenuar qualquer dor, acalentar todas as almas e possibilitar o experimento da verdadeira serenidade, que ninguém pode tirar.

JESUS no seio da Sagrada Família, uma criança amada, um Salvador Menino que nos ensina a ter um coração de criança.

Que o nosso Natal nos prepare para os desafios do cotidiano, para uma confiança plena em Nosso Deus, pois para Ele nada é impossível. Que o nosso Natal seja cultivar a paz, promover a união, adorar ao Santíssimo Sacramento, realizar a caridade, perdoar o próximo, perdoar a nós mesmos e esperar, pela maior festa das festas: A Páscoa! Que possamos, sim, viver o nascimento de Cristo para com Ele caminhar na trilha do Eterno Amor, para sermos ressuscitados por Ele.

Quão maravilhoso é ser filho de Deus e perceber a manifestação deste amor tão grandioso que se faz homem, que se faz pão, que se faz Natal, que se faz ressurreição. Quão admirável é que a Família perfeita – Santíssima Trindade – nos ensine que o santuário da vida está em nossas casas, no olhar de cada pessoa da nossa família. E o mais surpreendente de tudo é saber que tem gente que ainda não tomou posse! Não correu para o abraço de Deus e deixou o Natal passar.

Para este caso, há de se saber, Deus está esperando, para colocar o anel no seu dedo – uma aliança de amor, para colocar a sandália nos seus pés (Lc 15,11-32), e atenuar os desafios da sua vereda; e para dizer que o Natal existe, que o Natal continua...

Cristo vive! Aleluia!

______________________________________________________________

* Leiga, licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB e especialista em Pedagogia Empresarial, pela Universidade Cândido Mendes – UCAM. Contato: juliana_micheletti@msn.com

1- REFERÊNCIA:
Significado de nascer: Dicionário online Michaelis.
Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=nascer. Acesso dez/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário