quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Diferença entre as edições do Ofício Divino

Ao tratar desse assunto, a primeira pergunta que surge é sobre o conteúdo das edições existentes. No Brasil existem basicamente duas edições disponíveis, todas elas com o selo e a aprovação da CNBB e da Santa Sé. A edição “Liturgia das Horas” é a versão completa do Ofício Divino, sendo composta de quatro volumes independentes, editados e vendidos separadamente. Já o livro intitulado “Oração das Horas” é a versão compacta e resumida do Ofício Divino. Esta versão, destinada principalmente aos leigos, não contém o Ofício das Leituras e as partes exclusivas das orações das nove e das quinze horas. Essa redução foi importante para que se pudesse editar um único volume, de custo mais acessível. No que diz respeito aos textos, não existe diferença entre uma e outra edição, ou seja, aquilo que foi incluído na “Oração das Horas”, é exatamente igual ao que se encontra na “Liturgia das Horas”. Vale, por fim, ressaltar que a “Oração das Horas” EMBORA COMPACTA, NÃO É INCOMPLETA, ela contém, na forma integral as Laudes, Oração das Doze Horas, Vésperas e Completas.

Em resumo, este é o conteúdo das edições do Ofício Divino no Brasil:

ORAÇÃO DAS HORAS: edição compacta do Ofício Divino, com Laudes, Vésperas, Hora Média (Oração das Doze Horas) e Completas para todo o Ano Litúrgico;

LITURGIA DAS HORAS: edição que contém todas as “Horas” que compõem o Ofício Divino - Laudes, Oração das Nove, das Doze e das Quinze Horas, Vésperas,  Completas e Ofício das Leituras – subdividido em quatro volumes de acordo com o tempo litúrgico:
VOL. I: Tempo do Advento e do Natal;
VOL. II: Tempo da Quaresma e da Páscoa;
VOL. III: Tempo Comum, da 1ª até a 17ª Semana;
VOL. IV: Tempo Comum, da 18ª até a 34ª Semana;

Nenhum comentário:

Postar um comentário