terça-feira, 11 de setembro de 2007

“Passou a noite em oração a Deus”

Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (norte de África) e doutor da Igreja Carta a Proba sobre a oração, 9-10

Diz o apóstolo Paulo: “Apresentai os vossos pedidos diante de Deus” (Fil 4, 6); o que não significa que os damos a conhecer a Deus, que os conhecia ainda antes de eles existirem; mas que é pela paciência e pela perseverança diante de Deus, e não pela conversa diante dos homens, que saberemos se as nossas orações são válidas. […] Não é, pois, nem proibido, nem inútil rezar durante muito tempo, quanto tal é possível, isto é, quando tal não impede a realização de outras ocupações, boas e necessárias; aliás, ao realizar estas ocupações, devemos continuar a rezar por desejo, como já expliquei.
Porque não é por rezarmos durante muito tempo que estamos a fazer, como pensam alguns, uma oração de repetição (Mt 6, 7). Uma coisa é falar abundantemente, outra coisa é amar longamente. Porque está escrito que o próprio Senhor “passou a noite em oração” e que “pôs-Se a orar mais instantemente” (Lc 22, 44). Não terá querido dar-nos o exemplo, ao rezar por nós no tempo, Ele que, na eternidade, acolhe favoravelmente as nossas orações juntamente com o Pai?
Dizem que os monges do Egipto fazem orações frequentes, mas muito curtas, lançadas como setas, para evitar que, prolongando-se excessivamente, a atenção vigilante necessária a quem reza se disperse e se dissipe. […] A oração não deve comportar muitas palavras, mas muita súplica; desse modo, poderá prolongar-se numa atenção fervorosa. […] Rezar muito é bater durante muito tempo e com todo o coração à porta daquele a quem rezamos (Lc 11, 5ss.). Com efeito, a oração consiste mais em gemidos e lágrimas do que em discursos e palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário